O Laboratório de Microeletrônica e Sistemas Embarcados (LabMicro) dá suporte ao desenvolvimento de circuitos integrados analógicos, digitais, de RF, desde sua concepção e implementação até a verificação e análise. A produção dos circuitos é comumente realizada através das rodadas de fabricação MPW (Europractice) com tecnologia TSMC 180 nm. As aplicações dos circuitos integrados desenvolvidos no LabMicro são diversas, desde aplicações biomédicas, processamento de sinais, robótica e telecomunicações.

 

O LabMicro também da superte à concepção e implementação de Sistemas em Chip (SoCs) baseados em dispositivos FPGAs (Field Programmable Gate Arrays). Os FPGAs são usados tanto para protitipagem rápida de circuitos integrados digitais como também como produto final em diversas aplicações tais como processamento de alto desempenho, processamento de sinais, robótica, visão computacional, telecomunicações, entre outras.

 

O Laboratório de Microeletrônica e Sistemas Embarcados (LabMicro) foi criado em 2013, integrando diversos projetos de pesquisa dos professores da Faculdade UnB Gama (FGA) que atuam na da área de microeletrônica. Em 2015 recebeu o apoio da Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federla (FAPDF), permitindo a aquisição de licenças de software, equipamentos e kits de desenvolvimento. Em 2019, recebeu um espaço de 45 m2 no prédio LDTEA da FGA, onde conta com 6 estações de trabalho, osciloscópios, fontes, geradores de sinais e kits de desenvolvimento FPGA, kits de desenvolviemnto de radios definidos por software (SDR) e kits de desenvolvimento para sistemas embarcados baseados em processadores ARM Cortex A9 e ARM R5.

 

O LabMicro conta com parcerias com laboratórios da FGA e da Faculdade de Tecnologia (FT) da UnB, em particular com o Laboratório LDCI da FT, onde é possível realizar a caracterização elétrica de dispositivos e circuitos integrados (sub-Hz até 3 GHz).